Hora de conceitos básicos do WhatsApp Business API.

Quando falamos na API do WhatsApp Business, também conhecida como o  “WhatsApp Empresarial”, existem alguns conceitos muito importantes, que gostaríamos de revisar aqui com você. Então, sem mais delongas, tá na hora da revisão:

O que é uma sessão?

O Facebook definiu como um dos elementos mais básicos do WhatsApp API a sessão – aqui um substantivo por si só. Uma sessão é, de forma básica, uma janela de 24 horas, sempre contada da última mensagem enviada pelo seu cliente, onde sua empresa pode enviar mensagens para aquele cliente gratuitamente, sem nenhum tipo de controle.

Uma sessão só pode ser iniciada de uma forma: o recebimento de uma mensagem enviada pelo seu cliente. Essa é, para o Facebook, a demonstração clara de que aquela pessoa tem interesse em ouvir o que sua empresa tem a dizer.

Agora, essa mensagem pode vir espontaneamente, porque aquele cliente está interessado ou precisando de algo da sua empresa, ou ainda reativamente, porque aquele cliente está reagindo a uma mensagem enviada pela sua empresa. Mas não qualquer mensagem…

Templates, mensagens proativas, ou notificações

Esse é um dos conceitos mais básicos do WhatsApp Business API, e exploramos bastante ele em outro artigo nosso – acesse-o clicando aqui. Basicamente, um template é uma mensagem modelo, que sua empresa criará, enviará ao Facebook, que irá aprovar ou não. Com ela aprovada, você poderá usar essa mensagem para contactar seus clientes fora de uma sessão – pagando um valor por isso.

Você pode possuir mais de 200 templates diferentes, e eles podem – por sua vez – possuir propriedades que permitam personalizá-lo para cada cliente, evitando que a mensagem fique muito robotizada. Além disso, possuem os incríveis botões – que também já exploramos em outro artigo.

Qual o custo das notificações no WhatsApp Business API?

Esse custo varia de acordo com o país onde sua empresa está operando, e é cobrado em dólar – logo, também varia com o câmbio. Apesar de parecer assustador existir um custo para o envio de mensagens no WhatsApp, considerando que o app se popularizou justamente por ser uma opção gratuita, existem boas justificativas para isso.

Aqui na Becon, acreditamos que um dos principais motivos é o de evitar SPAM.

SPAM é o nome popular para o envio de mensagens inapropriadas ou indesejadas, geralmente feito de forma massiva, e que se popularizou nas redes sociais e caixas de entrada de e-mails – você mesmo ou algum conhecido deve possuir “mais de 5.000 mil mensagens não lidas no e-mail”.

Para que o WhatsApp não se torne um “E-mail 2.0”, um lugar propício para o SPAM, o Facebook desenvolveu essas práticas como a sessão, o template e o custo por envio de mensagens.