Você poderá ver o conteúdo deste artigo no vídeo abaixo, se preferir!

Neste artigo mostro como fazer a integração do GreatPages com a Becon, com o passo a passo de como enviar uma mensagem personalizada no WhatsApp após o lead preencher as informações na Landing Page.

O GreatPages é um criador de landing pages, conhecidas também como páginas de captura de leads. A plataforma disponibiliza vários templates já prontos com diferentes temas, para arrastar e soltar, assim não é necessário contratar um design ou profissional de TI para construir a página de captura.

Fazendo esta integração com a Becon, após o lead preencher suas informações com número de WhatsApp, a plataforma enviará uma mensagem personalizada quase de imediato, podendo ter um botão de resposta no template para acionar o fluxo do chatbot.

Pegando informações na Becon

ID chave API

Na plataforma da Becon, é preciso gerar uma chave de API para adicionar no link. Caso não saiba como gerar, clique aqui para ser redirecionado ao artigo.

ID do template

O ID do template que será utilizado para o envio da mensagem ao WhatsApp do lead poderá ver acessado no menu “Desenvolvedor”. Acesse a opção “Dicionário de IDs”, procure pelo template que será usado, e clique no símbolo de uma folha para copiar o seu ID. Em seguida, cole em um bloco de notas.

ID Template para integração greatpages.

 

Criando o link para o Webhook

Para melhor entendimento, separamos a criação do link em algumas partes.

1 – Copie o subdomínio da empresa criado na Becon e acrescente “/wserver/apiForm/?”, um exemplo de como ficará a primeira parte: https://acme.becon.com.br/wserver/apiForm/?.

2 – Ao final da primeira parte do link que termina com o sinal de interrogação (“?”) acrescente a variável “apiKey=” mais o ID da chave API gerado na plataforma da Becon (Passo 2). Com isso, a primeira mais a segunda parte do link ficará como este: https://acme.becon.com.br/wserver/apiForm/?apiKey=89b3b134-2121-4597-e9gf-097ba1314tl4.

3 – Ao final da segunda parte, acrescente o símbolo “&”, e em seguida a variável “phonenumber” utilizado pela Becon para informações de número de telefone. Então adicionando a terceira parte, o link ficará parecido com este: https://acme.becon.com.br/wserver/apiForm/?apiKey=89b3b134-2121-4597-e9gf-097ba1314tl4&phonenumber.

4 – No final da terceira parte do link, acrescente o símbolo de “&”, depois a variável já com o valor atribuído “closeAfterSend=0” para que o sistema, quando enviar a mensagem para o lead, deixe em modo Expirado.  Adicionando a quarta parte, o link ficará algo assim: https://acme.becon.com.br/wserver/apiForm/?apiKey=89b3b134-2121-4597-e9gf-097ba1314tl4&phonenumber&closeAfterSend=0.

5 – E por fim, no final da quarta parte, adicione o símbolo de “&”, depois a variável “template=” mais o ID do template que será utilizado para encaminhar as mensagens aos clientes (Passo 2). O link completo, nesse exemplo, ficará: https://acme.becon.com.br/wserver/apiForm/?apiKey=89b3b134-2121-4597-e9gf-097ba1314tl4&phonenumber&closeAfterSend=0&template=ac05g5er-y7be-4bh8-a893-13597d7d8d55.

Acessando configurações do Greatpages

Faça o login da sua conta no https://app.greatpages.com.br, e após selecionar a sua página de formulário, clique no botão “Editar Design”.

Clique em algum campo do formulário e, nas opções que irão aparecer, selecione “Configurar”.
Criando integração greatpages na landing page.

 

 

 

No menu que irá aparecer no lado direito da tela, clique no botão “CONFIGURAR INTEGRAÇÃO”.

 

 

 

 

Selecione a opção “Webhook” e depois clique em “Continuar”.

Configurando Webhook para integração greatpages.

No campo “URL da integração”, adicione o link gerado no passo anterior com as informações na plataforma da Becon, depois selecione o método de envio “Enviar via Post”.  Em seguida clique em “Continuar”.

Método de envio para integração greatpages.

No campo criado para que o Lead informe o número de contato (neste exemplo foi o WhatsApp com DDD), na coluna “Variável de integração” altere para phonenumber, pois é a variável padrão que a Becon utiliza para armazenar os números de telefones e poder encaminhar as mensagens. Depois clique em “Concluir”.

Variáveis para integração greatpages

 

Testando a Integração

Para testar a integração, na parte superior à direita da tela, clique em “PRÉ-VISUALIZAR”.

 

 

No formulário preencha os campos, e clique no botão de ação para encaminhar a mensagem (neste exemplo o botão está com o nome “Reservar Vaga”).

 

 

 

 

Dica Becon: para o envio da mensagem, o lead terá que digitar somente o número de telefone com o ddd, pois a variável “phonumber” aceita somente números sem outros caracteres. Repare que abaixo no campo “*WhatsApp com DDD” consta a mensagem “Preencha somente números. Ex: 11999999999”.

Prontinho!

Agora que você já sabe como fazer a integração do GreatPages com a Becon, bora fazer as configurações e começar a enviar mensagens personalizadas para seus Leads no WhatsApp!