Neste tópico falaremos sobre a funcionalidade das respostas rápidas na Becon. Seu uso tem o objetivo de economizar tempo em conversas que foram assumidas por usuários, ou seja, conversas em minha caixa. Neste artigo falaremos sobre os seguintes itens:

  1. O que são as respostas rápidas;
  2. Como criar respostas rápidas;
  3. Como aplicar respostas rápidas;
  4. Sugestões de uso e boas práticas.

O que são as respostas rápidas

As respostas rápidas são uma ferramenta de otimização do tempo, de simples aplicação. Elas possuem o objetivo de escrever textos repetitivos por meio de um atalho, enquanto você conversa com seus leads ou clientes. Poderíamos dizer que é uma versão melhorada do bom e velho ctrl+c e ctrl+v.

Como criar respostas rápidas

Para criar uma resposta rápida, acesse o meu automações > respostas rápidas > ‘+ Adicionar resposta’ dentro da Becon:

Opção respostas rápidas.

A próxima tela apresenta 3 opções de seleção, sendo elas:

  • Texto simples: a resposta rápida será uma simples mensagem de texto;
  • Mensagem com botões: a resposta rápida enviará uma mensagem de texto que poderá ter até 3 botões para o contato interagir;
  • Mensagem com lista de opções: a resposta rápida enviará uma mensagem com um ‘menu’, que, uma vez selecionado pelo contato, apresentará até 10 opções de itens para interação.

Três alternativas para respostas rápidas.

 

Exemplo de resposta rápida com texto simples:

Respostas rápidas em texto simples.

Você poderá inserir uma propriedade ou mídia em sua resposta rápida. No nosso exemplo, utilizaremos a propriedade {name} no corpo do texto, para automaticamente digitar o nome do contato.

Depois, no campo descrição, informaremos detalhes sobre essa resposta rápida. Esse campo é para controle interno e não impacta o conteúdo da resposta.

Por fim, o campo atalho deverá ser preenchido com a palavra que você irá usar para pesquisar a resposta rápida entre a lista de todas que já foram cadastradas:

Texto para respostas rápidas.

Em seguida, deve-se selecionar o departamento à qual a resposta rápida pertencerá. Ela só estará disponível para uso pelos usuários que estão vinculados ao(s) departamento(s) selecionado(s):

Como aplicar respostas rápidas

Em uma conversa, você poderá clicar no ícone ao lado da caixa de texto, ou digitar “/” no campo texto para abrir a lista de todas as respostas rápidas cadastradas:

No nosso caso, temos somente a resposta rápida que criamos. Caso tivéssemos uma lista grande, poderíamos escrever “iníciosuporte” na opção ‘Buscar resposta rápida’ para filtrar somente a desejada.

Agora, basta clicar sobre a resposta desejada para enviá-la na conversa.

Sugestões de uso e boas práticas

As respostas rápidas são muito úteis para padronizar a comunicação durante o transbordo (quando um lead/cliente conversa com agentes de vendas ou analistas de suporte). Quanto maior o volume de conversas por dia, mais valor haverá na utilização de automações durante a conversa.

Confira alguns exemplos de respostas rápidas que você poderá utilizar no atendimento de seus clientes:

  • Mensagens de bom dia/tarde/noite: “Olá {name}, bom dia. Me chamo […] e estou à sua disposição. Como posso ajudar?”.
  • Mensagens de validação: “Para que a comunicação fique alinhada, você poderia dizer novamente os principais pontos de sua solicitação, por favor?”.
  • Mensagens de rapport: “Entendo totalmente a sua insatisfação e frustração. Me dedicarei, ao máximo, a resolver sua solicitação rapidamente, ok?”.
  • Mensagens de espera: “Para solucionar sua solicitação, precisarei de 5 minutos. Enquanto aguarda, que tal dar uma olhada em nosso site? Também estamos presentes nas redes sociais”.